quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

VARENIKES!

Faz tempo que não posto nenhuma receita, por pura falta de tempo. Mas esta semana marquei um Shabat em casa, para a familia, e queria algo bem tradicional. Pesquisei em alguns dos meus livros, que ja foram uma bela pilha, e de deu vontade de fazer VARENIKES. 

Segue receita e passo a passo.

Pique 10 cebolas. Ponha em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo com oleo. Infelizmente bastante. Mas eu, antes de misturar a cebola dourada a batata, ou de colocar em cima dos pasteizinhos, passo pela peneira. Assim o oleo escorre e a culpa diminui...


 
Separe metade para o recheio, e a outra metade para a decoração.

Cozinhe 1kg de batatas. Passei pelo processador de alimentos, com sal e pimenta.

 

Deixe esfriar e junte as cebolinhas douradas.

Reserve.

Para a massa:

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
1 colher de sopa de fermento
mais ou menos 1/2 xicara de agua filtrada

Misture a farinha com o fermento. Faça um vale, adicione os 3 ovos e meia xicara de agua. Sove ate formar uma bola. Deixe descansar por 20 minutos, coberta por um pano umido.




Abra a massa com rolo e corte circulos. Coloque uma colherinha do recheio e aperte as bordas com os dedos para selar. Faça todos ate a massa acabar.






Ferva agua, numa panela grande. Coloque um fio de oleo.
Mergulhe os varenikes e quando subirem, estarão cozidos e prontos.
É BEM RAPIDO!

Retire com a escumadeira, arrume numa travessa e decore com mais cebolinha dourada.



2 comentários:

  1. A minha mãe gostava de fazer varenikes e ele recheava com ricota,e depois fazia um creme com creme de leite com uma pitada de sal e pimenta do reino,que delícia.Quando tinha varenikes era festa

    ResponderExcluir
  2. Ela não usava fermento nos varenikes.Era 1kg de farinha de trigo com apenas um ovo.Na hora de cozinhar os varenikes vão crscer legal.

    ResponderExcluir