segunda-feira, 4 de abril de 2011

KNEIDALACH



Nada como ser mãe para nos encher de coragem e aventurarmos a fazer um Seder de Pessach para 24 pessoas, como manda a tradição. Espero que minha mãe, avós, bisavós e antepassadas fiquem orgulhosas de ver como as nossas raízes serão preservadas, e nossos costumes passados a frente. Meninas, confesso, me deu um orgulho IMENSO quando ouvi meu marido dizer: "nossa! ficou fantástico!". A Clara comeu dois!!!!! risos

Segue receita:
3 ovos
1 xícara de farinha de matza (matzo meal)
4 colheres de sopa de óleo de canola
1/2 xícara de agua GELADA
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta moída na hora

Pegue DOIS dos ovos e separe claras de gemas. Bata as claras com um batedor ate ficarem branquinhas e beeeem aeradas. Em outro potinho, onde vc colocou as gemas, junte o outro ovo e bata com o garfo.
Gentilmente, jogue sobre as claras em neve.
Adicione a farinha de matza, o sal, a pimenta, o óleo e a agua.  Eu vou ser honesta, achei que precisava de mais um pouco de farinha de matza e coloquei mais uma colher de sopa cheia. O ponto parece massa de pão, rasgando...
Deixei gelar por umas 3 horas, ate ficar firme.
Enquanto o caldo ferve (frango ou para vegetarianos, como nós, de legumes), enrole as bolinhas com cerca de 2,5cm cada. Usei como medida uma colher de sobremesa. Se a massa grudar na sua mão, o que vai acontecer ---> não se estresse!!!! Passe agua gelada na mão e vc vai ver como fica facílimo de fazer as bolinhas (eu deixei um potinho com agua gelada ao meu lado, foi moleza!).
Renderam umas 20-22 bolinhas.
Ponha UMA A UMA, no caldo, gentilmente.
Abaixe o fogo, tampe (deixando um respiro) e cozinhe brandamente por 45 minutos.

Eu GARANTO que dá certo!
Lindo ver nossas tradições seguirem a diante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário